-->

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Porquê das Bandeiras Tibetanas de Oração


Na história das bandeiras tibetanas de oração é dito que o Buda recitou uma prece e ela foi impressa nas bandeiras de batalha entre dois povos. A paz foi logo restabelecida entre eles. A tradição de oferecer bandeiras de oração ao vento foi introduzida no Tibet no século oitavo por um discípulo do Buda.

Tradicionalmente, as bandeiras são erguidas ao ar livre para que as preces sejam levadas e "recitadas" pelo vento por longas distâncias. Para se saber os dias auspiciosos para que cada um ergue suas bandeiras ver a página www.guessar.com.br/bandeiras_ondequando

É importante que, após serem erguidas, as bandeiras não devam ser removidas até serem trocadas por novas. As bandeiras velhas ou gastas pela ação do tempo deverão ser queimadas e não jogadas fora no lixo comum. Sugere-se que a cada novo ano sejam erguidas novas bandeiras para que se criem uma interdependência com o ano que se inicia. Este ano (2010) é o ano do Tigre de Metal e se inicia a 14 de fevereiro. Sete bandeiras são costuradas em um cordão para serem erguidas ao vento.


Bandeira Lung ta
Nas bandeiras Lung ta ou Cavalo de Vento estão impressas preces, mantras e as figuras de cinco animais que representam as nossas forças interiores.
 
O Garuda significa a nossa coragem, sabedoria e capacidade para enfrentar obstáculos como doenças e situações difíceis.


O Dragão representa a nossa capacidade para aprender e magnetizar através do som e da fala, nosso poder e boa reputação.


O Tigre é a nossa confiança, nossa bondade e modéstia.


O Leão das Neves representa a nossa alegria, nosso contentamento, nossa beleza e nossa mente clara e precisa.
Assim, a bandeira do Cavalo de Vento ou Lung ta representa nossa capacidade de realização, nossa força motivadora que reúne e harmoniza todas as outras. Ao seresm erguidas ao vento, estas bandeiras ativarão e fortalecerão nossas forçasinteriores atraindo boa fortuna e bem-estar. Nossas aspirações e empreendimentos poderão se realizar mais rapidamente.
 
Nas bandeiras de Manjushri, o buda da sabedoria, estão impressas preces, mantras e as imagens desse buda. Ao serem erguidas ao vento, nossa boa reputação, fama e carisma se fortalecerão. Nossa capacidade de lidar de forma positiva com nossos inimigos aumentará e eles poderão ser pacificados. Nossa própria inveja e a inveja dos outros enfraquecerá. Nosso magnetismo através da fala e naossa habilidade para lidar com os obstáculos nos relacionamentos aumentará. Recebemos bênçãos diretas e a proteção de Manjushri.



Tara é o aspecto feminino do buda. Nas suas bandeiras estão impressas preces, mantras e a imagem de Tara Vermelha, a nobre mãe, a veloz salvadora, mãe de todos os budas, também chamados de vitoriosos. Ela é como uma porta aberta para a bem aventurança e o estado desperto definitivo. Quando invocada, as bênçãos de Tara chegam rapidamente. Nossa proteção contra inimigos, ladrões e desastres naturais aumentará, nossa fertilidade crescerá e nossa capacidade de realização e de enfrentar obstáculos será fortalecida.

12 comentários:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

EXCELENTE POSTAGEM, OTIMA, MUITO BOA

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Pema. Sempre nos trazendo cultura. Estou passando para lhe desejar um feliz final de semana, agradecer-lhe pela presença no Arca, deixando-lhe meu carinho, minha amizade e um beijo carinhoso.

Padma Lodrön disse...

Carinho a todos!

Julita Menezes disse...

Olá
Quando via as bandeirinhas em filmes, ficava me perguntando o que seriam. Gostei muito da sua explicação. Aliás, adorei do seu Blog. Parabéns!

André Amaral disse...

Procurando pela história das bandeiras de orações, achei e adorei o site! O sininho é ótimo! Felicidades!

FURNARI disse...

É uma das maiores vergonhas da história mundial, o Tibet sob o jugo político da China.
Lamentável o que o autoritário e inclemente governo chinês fez com monges, mosteiros e a cultura tibetana.
Se eles entendessem um pouco do significado espiritual do Tibet, sairiam vergonhosamente e calados.
Sinto muito pela falta de espírito desses políticos.

Unknown disse...

ganhei um estandarte ou bandeira com uma deusa em verde no centro , uma cortininha p amarrar em cima e 2 fitas vermelhas, pode me informar o que significa? Mitzi, obrigado

Rosa disse...

Adorei a explicação das bandeirinhas tibetanas. Povo especial,de muita sensibilidade e espiritualidade. Obrigada por divulgar o significado. Bjs

allan disse...

muito bom. agora sei

Flávio Souza da Costa disse...

Precisamos cada vez mais estás expressoões divinas para melhorar, purificar nosso planeta, nós humanidade, nosso mental está muito doente. Façamos, compartilhar é preciso.

A Casa Madeira disse...

Olá muito bom post; me elucidou;
Prazer em conhecer.
janicce.

A Casa Madeira disse...

Olá muito bom post; me elucidou;
Prazer em conhecer.
janicce.

Postar um comentário