-->

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Meditação e o hábito de fumar.


In English: http://www.wildmind.org/blogs/on-practice/is-your-meditation-smoking-2

Quando eu estava ensinando meditação na Universidade de Montana tive uma aluna chamada Connie que estava muito preocupada com seu hábito de fumar. Na minha juventude, eu às vezes usei baseados ​​para fumar em festas e às vezes eu até comprei tabaco para que eu pudesse fazer o meu próprio e não depender de outras pessoas o tempo todo. Mas eu nunca fiquei viciado e por isso eu não tinha nenhuma experiência que eu pudesse compartilhar em desistir da erva do mal. Mas eu encorajo as pessoas a estarem atentas, e então, eu sugeri que ela realmente prestasse atenção às sensações e padrões mentais que surgiam cada vez que ela estava fumando um cigarro . Parecia uma tentativa difícil, mas era tudo que eu tinha.

Ela relatou que depois de ouvir esta sugestão, ela estava fumando muito menos. Levou mais tempo para fumar cada cigarro, e era menos provável que acendesse outro de novo imediatamente depois de terminar um cigarro. Eu me lembro que ela disse que também estava mais consciente do dissabor de fumar.

Enfim, lembrei-me de quando me deparei com uma anedota onde um fumante se aproxima de um monge budista para um conselho:

Um jovem que está em retiro e faz uma pergunta ao monge superior durante a entrevista da meditação diária.

"Eu sinto um grande desejo pelo tabaco. Estaria tudo bem se eu fumar quando eu meditar?”, ele pergunta.

O monge superior fica chocado com a sugestão e dá ao jovem um sermão sobre a necessidade de praticar a atenção plena .

No dia seguinte, o jovem retorna com outra pergunta.

"Já que eu gasto muito tempo fumando, eu estava pensando, você acha que estaria tudo bem se quando estou fumando, eu posso fumar conscientemente e transformar isso em uma prática de meditação?”

O monge superior pensou que esta era uma sugestão muito criativa e deu ao jovem a sua bênção.

Claro que, a partir de um ponto de vista o resultado é o mesmo, se você fuma durante a meditação ou medita enquanto fuma.

A razão pela qual esta história funciona é porque a palavra “meditação” está sendo usada de duas formas diferentes. O monge  inicialmente ouviu a palavra meditação como se referindo a uma atividade formal em que um esforço está sendo feito para trazer a mente a um ponto de concentração e no qual estados mentais distraídos estão sendo levados embora. Um desses estados mentais distraídos que estão sendo levados é o desejo, e então a ideia de fumar durante a meditação é um anátema. Para fumar durante a meditação (neste sentido) significaria ceder ao desejo ao invés de dar-se ao desejo.

Na segunda vez das conversas sobre meditação, o fumante coloca-as no contexto das atividades diárias, e a palavra significa algo mais como “uma abordagem atenta a tudo o que você faz”.

Se vamos fazer as coisas que envolvem o desejo, como o tabagismo, então é um passo em frente para fazê-lo com mais atenção. Mas não seria um passo em frente para tomar algo como meditação sentada e introduzir uma atividade como o tabagismo. Tome a meditação adicionando o ato de fumar, e você está indo na direção do desejo. Tome fumar adicionando a meditação, e você está indo na direção da consciência e não do desejo.

Mas isso funciona como uma técnica para reduzir a dependência do tabaco? Na verdade, sim. Uma pessoa me escreveu da Austrália para partilhar a sua experiência de trabalho em uma unidade de reabilitação de drogas.

Eu tenho ensinado esta técnica em um grupo para ajudar os clientes a trazer a consciência do vício de fumar e dependência comportamental nos últimos cinco anos. Tem sido um grande sucesso com muita gente desistir e se não, certamente trazendo uma grande quantidade de consciência de comportamento. Também aplicamos esta prática quando falamos sobre como mudar os padrões de comportamento no uso de drogas.

E um estudo recente mostrou que a meditação reduz o consumo de tabaco em 60%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário