-->

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O próximo não são só aqueles que gostamos, mas todos os seres sem exceção.


"Infelizmente, em geral estamos tão preocupados com o nosso próprio conforto e segurança que não damos muita atenção ao que os outros possam estar passando. Embora justifiquemos o nosso próprio preconceito e raiva, tememos e denunciamos estas qualidades nos outros. Não queremos que nós ou aqueles que gostamos sofram, embora condenemos a vingança de nossos inimigos. Mas, ao vermos os resultados desastrosos do pensamento "primeiro eu" nas notícias dos jornais, devemos ansiar que o bodhicitta desperte nos corações de homens e mulheres em toda parte. Então, em vez de buscar vingança, desejamos que até os nossos inimigos estejam em paz.
Martin Luther King Jr. explicou este tipo de aspiração. Ele sabia que a felicidade dependa da cura da situação inteira. Assumir um lado - negro ou branco, ofensor e ofendido - somente perpetua o sofrimento. Para que possa estar curado, todos precisam estar curados.
As pessoas que fazem uma diferença positiva neste mundo possuem corações grandes. O bodhicitta está bem desperto nestas mentes. através de seus meios hábeis para se comunicar com grandes grupos de pessoas, elas conseguem mudanças enormes, mesmo naqueles que nunca tinham considerado nada além das suas próprias necessidades."

Extraído de "Sem Tempo a Perder - Um Guia Útil para o Caminho do Bodhisattva" - Pema Chödrön - página 5